quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Eloísa Marçola

Resumo: O mundo... Pré e Pós Torre Eiffel

A sensação destrói a noção, mas entra no ritmo da imaginação, acelera-o, precipita-o. (ARGAN, 1988, p.431)


Dentre alguns acontecimentos que marcaram a transformação do século XIX estão as Exposições Universais. Estas se constituíam de ambientes projetados e executados para abrigar uma feira de produtos industriais, sua arquitetura tentava, muitas vezes, utilizar dos materiais industrializados, que eram, em sua maior parte, o ferro e o vidro.

A França se fez sede de tais Exposições por alguns anos, e quando não hospedava-a, arquitetos franceses concorriam às exposições em outros países, desta forma, a França sempre estava presente.

Dentre todas as Exposições a mais marcante foi a de 1889, em comemoração ao centenário da tomada da Bastilha, quando foi entregue a obra da Torre Eiffel. Seu projeto é de 1885, sendo que a construção iniciou-se por volta de 1886-1887, e concluiu em 1889, tendo um período total de quatro anos.

Todas as construções marcaram a sociedade, causavam reações diversas, e, no geral, sempre assustavam, pois tudo era muito novo, mas foi a construção da Torre Eiffel que causou maior desconforto e admiração na população parisiense.

Geradora de muita polêmica, no entanto a Torre é um dos poucos pavilhões construídos para abrigar exposições, que não foi demolido. A Torre Eiffel é hoje o marco de Paris, indo mais longe: o símbolo da França; e isso tudo não se deu por acaso. A história mostra as divergências que o processo de criação e execução da Torre causou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário